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A música na Educação Infantil

Vamos lá conhecer uma pesquisa importante e interessante?!


Venho aqui mostrar para vocês em forma de resumo expandido a pesquisa realizada por mim e mais duas amigas, que são Josikelly e Stéfany, nós três dividimos juntas momentos de alegria, diversão e de muita aprendizagem o que contribuiu bastante para o nosso processo de formação. Boa Leitura!

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CANTIGAS DE  RODA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Josikelly Maia, Leticia Santos e Stéfany Dantas

Introdução

A referente temática surgiu  a partir de uma inquietação que uma das autoras tinha com relação ao ensino aprendizagem através das cantigas de rodas, pois a mesma passou por algumas escolas públicas do município de Jequié e observou que diferente do período em que ela cursou a educação infantil e fundamental I, grande parte destas instituições não fazem o uso das cantigas de rodas para com as crianças, muitos dos pequeninos não as conhecem e as que reconhecem ao serem cantadas se divergem das letras formuladas e cantadas antigamente. Com o auxílio das colegas que abraçaram o tema com toda força, voltamos ao colégio que duas integrantes realizaram o mesmo perído de ensino, para executar o período de observação participativa em uma sala com crianças de 5 anos, com o objetivo de compreender e analisar através da música o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
 Para a realização desta pesquisa tivemos algumas questões norteadoras;
  • Em que momento e de que forma as crianças brincam com rodas cantadas?
  • Que cantigas elas conhecem?
  • Há coreografia durante as músicas cantadas pelas crianças?  
  • Que tipo de aprendizagem é identificado nas músicas cantadas pelas crianças?
  • Qual a preferência de músicas cantadas pelas crianças, ou preferência por dança ou gestos rítmicos que possibilita ampliar suas experiências?
Referencial Teórico 
Usamos como referencial teórico Howard Gardner, que desenvolveu a teoria das Inteligências múltiplas, abordando sete tipos de inteligências, entre elas a que damos enfoque, foi a musical, que é a capacidade de perceber ritmos e sons, facilidade de aprendizagem e criação, concluindo que a musicalização é muito importante no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo do indivíduo. 
E também utilizamos os estudos de lydia Hortélio uma educadora e musicóloga brasileira de que Brincar é o último reduto de espontaneidade que a humanidade tem. E a partir disso não levar em conta que esta habilidade também pode ser uma ou sequer  a primeira a ser desenvolvida?

Metodologia 
A pesquisa exploratória de base inicial, foi realizada por meio da observação direta participante, teve seu início no dia 24 de Setembro de 2019 e se findou no dia oito de Outubro de 2019, em uma instituição da rede pública municipal, na cidade de Jequié, localizada no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata, no Brasil.  

Resultados
No decorrer da pesquisa percebemos que as músicas cantadas na sala de aula na hora da rodinha e na hora do intervalo no espaço de recreação, trazem grandes benefícios para as crianças, visto que trabalha com seu desenvolvimento cognitivo, lógico-matemático, expressões corporais trabalhando a musculatura, letras, noção de lateralidade (direita/esquerda, em cima, embaixo), afetividade, além de proporcionar um momento único entre elas mesmas, visto que nosso trabalho tem uma intencionalidade, estávamos ali para coletar dados de nossa pesquisa e vivenciar através de um novo ângulo algo que fez parte de nossa infância naquela mesma escola, naquele mesmo pátio, mas para cada uma daquelas crianças significava muito mais, independente de qualquer coisa, elas estavam brincando, se divertindo com os seu colegas e ao mesmo tempo aprendendo entre si através das músicas cantadas.

(Fonte: Arquivo Pessoal das autoras, 2019)


Conclusão 
Podemos concluir que a música utilizada como instrumento para o desenvolvimento do ensino aprendizagem da criança é de suma importância e que deve ser explorada, pois existem muitas riquezas presentes nas cantigas de rodas, o ensinar e aprender de forma lúdica é muito mais interessante para criança, do que, coloca-lá em uma sala cheias de livros e coisas totalmente técnicas e mecânicas. As cantigas  são presentes na rotina das crianças da escola apenas no primeiro momento de aula, no entanto, nós através da observação participante mudamos isso e percebemos quão importantes são esses momentos na vida delas, não é brincar por brincar, pois nos momentos que passamos com cada uma delas constatamos que, a música é importante na vida de cada uma delas e que verdadeiramente elas dão significado à aqueles momentos.


É isso, espero que tenha gostado, pois a realização desta pesquisa foi um momento bastante satisfatório para mim. Obrigada pela atenção de cada um que tirou um pouco do seu tempo para vim aqui!


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