Vamos lá conhecer uma pesquisa importante e interessante?!
Venho aqui mostrar para vocês em forma de resumo expandido a pesquisa
realizada por mim e mais duas amigas, que são Josikelly e Stéfany, nós três
dividimos juntas momentos de alegria, diversão e de muita aprendizagem o que
contribuiu bastante para o nosso processo de formação. Boa Leitura!
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CANTIGAS
DE RODA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
Josikelly Maia, Leticia Santos e Stéfany Dantas
Introdução
A referente temática surgiu a partir de uma inquietação que uma
das autoras tinha com relação ao ensino aprendizagem através das cantigas de
rodas, pois a mesma passou por algumas escolas públicas do município de Jequié
e observou que diferente do período em que ela cursou a educação infantil e
fundamental I, grande parte destas instituições não fazem o uso das cantigas de
rodas para com as crianças, muitos dos pequeninos não as conhecem e as que
reconhecem ao serem cantadas se divergem das letras formuladas e cantadas
antigamente. Com o auxílio das colegas que abraçaram o tema com toda força,
voltamos ao colégio que duas integrantes realizaram o mesmo perído de ensino,
para executar o período de observação participativa em uma sala com crianças de 5 anos, com o objetivo de compreender e
analisar através da música o processo de ensino-aprendizagem na educação
infantil.
Para a realização desta pesquisa tivemos
algumas questões norteadoras;
- Em que momento e de que
forma as crianças brincam com rodas cantadas?
- Que cantigas elas conhecem?
- Há coreografia durante as
músicas cantadas pelas crianças?
- Que tipo de aprendizagem é
identificado nas músicas cantadas pelas crianças?
- Qual a preferência de músicas cantadas pelas
crianças, ou preferência por dança ou gestos rítmicos que possibilita
ampliar suas experiências?
Referencial
Teórico
Usamos como
referencial teórico Howard Gardner, que desenvolveu a teoria das Inteligências
múltiplas, abordando sete tipos de inteligências, entre elas a que damos
enfoque, foi a musical, que é a capacidade de perceber ritmos e sons,
facilidade de aprendizagem e criação, concluindo que a musicalização é muito
importante no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio
afetivo do indivíduo.
E também utilizamos os estudos de lydia Hortélio uma educadora
e musicóloga brasileira de que Brincar é o último reduto de espontaneidade que
a humanidade tem. E a partir disso não levar em conta que esta habilidade
também pode ser uma ou sequer a primeira a ser desenvolvida?
Metodologia
A pesquisa exploratória de base inicial, foi
realizada por meio da observação direta participante, teve seu início no dia 24
de Setembro de 2019 e se findou no dia oito de Outubro de 2019, em uma
instituição da rede pública municipal, na cidade de Jequié, localizada no sudoeste
da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata, no Brasil.
Resultados
No
decorrer da pesquisa percebemos que as músicas cantadas na sala de aula na hora
da rodinha e na hora do intervalo no espaço de recreação, trazem grandes
benefícios para as crianças, visto que trabalha com seu desenvolvimento
cognitivo, lógico-matemático, expressões corporais trabalhando a musculatura,
letras, noção de lateralidade (direita/esquerda, em cima, embaixo),
afetividade, além de proporcionar um momento único entre elas mesmas, visto que
nosso trabalho tem uma intencionalidade, estávamos ali para coletar dados de
nossa pesquisa e vivenciar através de um novo ângulo algo que fez parte de
nossa infância naquela mesma escola, naquele mesmo pátio, mas para cada uma
daquelas crianças significava muito mais, independente de qualquer coisa, elas
estavam brincando, se divertindo com os seu colegas e ao mesmo tempo aprendendo
entre si através das músicas cantadas.
(Fonte: Arquivo Pessoal das autoras, 2019)
Conclusão
Podemos concluir que a música utilizada como
instrumento para o desenvolvimento do ensino aprendizagem da criança é de suma
importância e que deve ser explorada, pois existem muitas riquezas presentes
nas cantigas de rodas, o ensinar e aprender de forma lúdica é muito mais
interessante para criança, do que, coloca-lá em uma sala cheias de livros e
coisas totalmente técnicas e mecânicas. As cantigas são presentes na
rotina das crianças da escola apenas no primeiro momento de aula, no entanto,
nós através da observação participante mudamos isso e percebemos quão
importantes são esses momentos na vida delas, não é brincar por brincar, pois
nos momentos que passamos com cada uma delas constatamos que, a música é
importante na vida de cada uma delas e que verdadeiramente elas dão significado
à aqueles momentos.
É isso, espero que tenha gostado, pois a realização desta pesquisa
foi um momento bastante satisfatório para mim. Obrigada pela atenção de cada um
que tirou um pouco do seu tempo para vim aqui!
Comentários
Postar um comentário